quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lourdes Sophia: Do cafezinho ao microfone - Amor ao rádio incondicionalmente

No rádio ela já fez de tudo: Foi do escritório, do cafezinho, deu receita. Como discotecária teve o privilégio de catalogar grande parte do histórico acervo da Rádio Nacional de Volta Redonda. Mas Lurdes Sophia brilha mesmo é no microfone. Sem nunca ter saído da região, Lurdes presenteia seus ouvintes com sua bela e doce voz há quase trinta anos.
Em 1982, começou servindo cafezinho na extinta Rádio Nacional de Volta Redonda. Logo depois foi para o escritório, depois para a discoteca, onde era responsável pelo acervo e pela velha fita dedo-duro: "Eu era responsável pelas gravações de tudo o que ia pro ar na rádio. Aquilo tinha que ficar arquivado por 30 dias, para efeito de direito de resposta. Era uma loucura aquele monte de rolos de fita." Lembrou.
Lurdes foi assumindo a condição de locutora aos poucos: "Tudo começou lendo receita no programa do Uiara Araújo." Conta Lurdes.
Na época de Rádio Nacional, Lurdes ainda protagonizou um momento curioso. A antiga "Casas da Banha" de Volta Redonda era patrocinadora do Programa do Uiara Araújo e havia um evento que era transmitido direto do supermercado para a rádio: "Um belo dia, o artista não foi fazer o show e o pessoal resolveu me improvisar como cantora substituta junto com minha amiga Beth. Até hoje não entendo como eu consegui pagar aquele mico." Se diverte Lurdes Sophia, lembrando que esse episódio ainda lhe rendeu outra uentoportunidade musical. Ela gravou no estúdio da Rádio Nacional sobre um playback da música "Ronda": "A gente fez aquilo na brincadeira, mas os locutores tocavam aquilo todo dia. Eu já não aguentava mais ouvir ronda na minha voz." Completou Lurdes.
Em 1988 a Rádio Nacional (que pertencia ao Governo Federal) foi privatizada, dando espaço para a Stereo Sul, onde Lurdes permaneceu até 92. Nessa nova fase Lurdes também passou por um momento curioso por causa de uma nota de falecimento: "Eu anotei todas as informações para fazer a nota de falecimento até perguntar o dia e o local do velório. Foi quando a pessoa disse que ainda não tinha essa informação já que a pessoa ainda não tinha morrido. Só estava adiantando os procedimentos porque o futuro morto já estava nas últimas. O pior é que o cara ainda saiu com raiva por que eu disse que não podia ler uma nota de falecimento de uma pessoa viva. Ninguém merece." Diverte-se Lurdes.
Em 92, Lurdes saiu da Stereo Sul para trabalhar com Dário de Paula na Rádio 88 até 94 quando se afastou do rádio para cuidar de sua filha recém-nascida.
Em 96 Lourdes Sophia retorna aos poucos ao rádio, trabalhando como freelance no programa Rádio Vida com o padre Clésio na Rádio Sul Fluminense AM. Em 2004 ela assume o microfone da Rádio Sul Fluminense FM (96) onde permanece até hoje.

3 comentários:

  1. Timbre único...excelente trabalho...parabéns

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lourdes a sua voz arrebenta e as músicas internacionais que você põe puxa ótimas. Você esta de parabens

    ResponderExcluir