sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Queda de audiência: mercado põe a culpa no horário político

Logo após a divulgação da mais recente pesquisa de audiência entre as FMs da capital paulista, o mercado saiu atrás de um possível “grande culpado” que teria derrubado as médias de audiência de boa parte das estações participantes da ranking geral medido pelo Instituto Ibope. E a opinião que corre pelos corredores das rádios é praticamente uma só: “culpa do horário eleitoral”.

A atual pesquisa cobre exatamente os índices de audiência obtidos pelas rádios durante o trimestre compreendido pelos meses agosto, setembro e outubro, período da transmissão obrigatória do horário eleitoral gratuito, veiculado de segunda a sábado em dois horários: 07h00 e 12h00 (no primeiro turno com 50 minutos de duração e no segundo com 20 minutos, isso em São Paulo). Essa observação foi suficiente para a culpa cair no “colo” da veiculação obrigatória da propaganda partidária eleitoral.

Algumas estações sofreram recuos bem acima da média do mercado, mas acredita-se que essas quedas poderiam ter sido menores por parte dessas estações. Fato é que o mercado de rádio em FM de São Paulo recuou de forma considerável após alguns meses em alta, onde algumas posições no ranking geral foram definidas pela disputa de “quem caiu menos” em relação ao período anterior.

O Instituto Ibope possui filtros detalhados por horários que podem indicar se determinada rádio recuou devido a transmissão do horário eleitoral, porém existem outros argumentos de profissionais do meio que acreditam que as rádios são prejudicadas além da faixa horária de transmissão política (as 7h e as 12h), demorando para recuperar a audiência que fugiu das promessas dos candidatos no rádio.

Também é importante salientar que as rádios eram obrigadas a veicular “spots” de 30 segundos relacionados aos partidos políticos em disputa de vagas, aumentando o tempo de duração dos intervalos comerciais das emissoras, além de dar a impressão aos ouvintes que estava começando uma nova inserção do horário eleitoral.

Assim como nas eleições anteriores, várias emissoras de rádio tentaram segurar seus ouvintes, criando ações promocionais entre as saídas para a propaganda eleitoral e o retorno da programação normal, além de chamar a audiência para a transmissão ao vivo via internet, ausente do horário político.


Fonte: www.tudoradio.com

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